Darwiniano

28 mai, 2009

Mudanças climáticas – o debate (4)

Posted by: Darwinista In: Debate| Mudanças climáticas

Tenho recebido ótimas sugestões para o debate sobre as mudanças climáticas do planeta. Pedro C., na caixa de comentários, dá sua contribuição.

Ele indica, em primeiro lugar, a leitura do relatório-síntese do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), que pode ser acessado clicando-se aqui.

O Pedro destaca, então, três pontos importantes do relatório:

1) A temperatura global média e o nível médio dos oceanos vem aumentando nos últimos 100 anos:

2) Os níveis de gás carbônico, metano e óxido nitroso, gases do efeito estufa, flutuaram levemente durante a maior parte dos últimos 10000 anos (conforme medido em bolhas de ar presas a metros de profundidade no gelo antártico), e subitamente aumentaram nos últimos 200 anos, ou seja, desde a segunda Revolução Industrial).

3) As forçantes radiativas (ou seja, fatores que possivelmente influenciam o aumento de temperatura) de origem antrópica são muito mais fortes que as naturais. As barras horizontais são médias, e as linhas são o limite de confiança de 90%. Repare nas últimas duas barras. (clique na imagem para uma melhor visualização)

Ainda nas palavras do próprio Pedro:

As duas primeiras figuras são bastante confiáveis, baseadas em dados coletados em diversos pontos do planeta (em alguns casos ao longo de muitos anos). A terceira pode ser debatida com base em sua última coluna (LOSU, ou nível de entendimento científco da dinâmica do processo em questão).

16 Comentários to "Mudanças climáticas – o debate (4)"

1 | Paulo Roberto Silva

maio 28th, 2009 at 10:21

Avatar

Darwin, uma curiosidade estúpida: como mediram a concentração de carbono em 1800?

2 | Darwinista

maio 28th, 2009 at 10:40

Avatar

Paulo Roberto #1
Todas as curiosidades são importantes. Em geral as análises de concentração de CO2 no passado são feitas pela análise de fragmentos retirados do gelo dos pólos. Os gases ficam aprisionados e, por meio da datação das colunas de gelo, pode-se estimar a concentração dos gases na atmosfera da época.

3 | Pax

maio 28th, 2009 at 12:20

Avatar

Só o Chesterton para duvidar.

Muito bom trabalhar com informações dessa natureza.

4 | Darwinista

maio 28th, 2009 at 13:26

Avatar

Pax #3
Felizmente para o debate, o lado dos céticos não vive só de Chesters. Em breve vou publicar um post com boas contribuições de quem tem dúvidas quanto à ação antrópica nas mudanças climáticas.

5 | Paulo Roberto Silva

maio 28th, 2009 at 14:00

Avatar

Pois é Darwin, mas até quanto este processo de cálculo é preciso? Há uma estimativa de quanto de carbono o gelo absorve? É possível datar a idade de uma camada de gelo? E, principalmente, quem vai lá no meio do gelo conferir o carbono?

6 | Darwinista

maio 28th, 2009 at 14:32

Avatar

Paulo Roberto #5
Não sendo especialista, preciso de um tempo de pesquisa pra te fornecer respostas satisfatórias a todas essas questões. Pra não te deixar esperando muito, deixo um link onde você pode encontrar algumas informações que, talvez, ajudem a esclarecer um pouco a questão:

http://earthobservatory.nasa.gov/Features/Paleoclimatology_IceCores/

Mas não vou abandonar o assunto, até porque mais gente deve ter esse tipo de dúvida. E é também uma excelente oportunidade pra que eu estude um pouco mais o tema.

7 | Pax

maio 28th, 2009 at 15:18

Avatar

Ora, esse processo é já dominado, eles colocam uma broca e retiram os cilindros de gelo.

Analisam as camadas, cortam fatias desse enorme cilindro da amostra que representam as épocas.

8 | Pedro C.

maio 28th, 2009 at 20:43

Avatar

Então… olhando pra esses dados, acho muito difícil negar que a temperatura média global está aumentando, e que esse aumento está correlacionado ao aumento da concentração atmosférica dos gases de efeito estufa. Ainda, é inegável que o aumento dos gases de efeito estufa está relacionado com a atividade industrial humana.

É claro que observar uma correlação entre o aumento da temperatura e o aumento da concentração dos gases de efeito estufa não implica automaticamente uma relação de causa e efeito.

Por outro lado, há evidências (e.g. fig. 3) de que os ciclos de atividade solar, ou as variações nos ciclos da terra ao redor do sol, não são suficientes pra explicar o aumento de temperatura. Se o aumento de temperatura não é causado pela atividade humana nem pelas citadas “causas naturais”, que outros fatores poderiam estar condicionando as mudanças climáticas observadas?

9 | Darwinista

maio 28th, 2009 at 22:38

Avatar

Pax #8
Sim, o processo básico é esse. Mas acredito que as dúvidas do Paulo são um pouco mais técnicas. Já estou levantando o material pra preparar um post a respeito em breve.

10 | Darwinista

maio 28th, 2009 at 22:42

Avatar

Pedro C. #8
Esses dados realmente são muito contundentes. Mas ao longo das próximas semanas pretendo intercalar posts com posições antagônicas quanto ao assunto. Acho que teremos um debate interessante.

12 | Paulo Roberto Silva

maio 29th, 2009 at 11:20

Avatar

Pois é Pax, o que eu quero entender são as margens de erro deste processo. Veja, o carbono acumulado em uma camada de gelo não sofre variação com o tempo? Provavelmente sim, e isto deve ser considerando nos cálculos (acredito que estejam fazendo isso).

O problema é que, quando se lida com estimativas e aproximações, é necessário ter clareza da margem de erro do processo.

13 | Pedro C.

maio 29th, 2009 at 12:44

Avatar

Sim, as técnicas devem ser vistas sempre de maneira crítica. Estou no aguardo do post com a posição antagônica!

Enquanto isso, mando um link pra uma seção do site da revista inglesa New Scientist. A seção se chama “Mudanças climáticas: um guia para os perplexos”. O tom é bem equilibrado, embora favorável à hipótese das causas antrópicas, e tem links para artigos em revistas indexadas.

http://www.newscientist.com/article/dn11462-climate-change-a-guide-for-the-perplexed.html

Um abraço!

14 | Darwinista

maio 29th, 2009 at 14:09

Avatar

Tatiana #11
Valeu pela contribuição. Permafrost vai ser assunto de um dos posts da série Mudanças climáticas – o debate em breve, e esse artigo veio a calhar.

15 | Darwinista

maio 29th, 2009 at 14:12

Avatar

Pedro C. #13
Obrigado por mais uma ótima contribuição. Pretendo publicar dois posts por semana da série Mudanças climáticas – o debate. Ou seja, logo logo o post com a posição antagônica vai ser publicado.
Abração!

16 | Simprão

junho 11th, 2009 at 2:06

Avatar

Com relação à figura 3, me surgiu uma dúvida que nem tem relação direta com a discussão em pauta (mudanças climáticas por ação antrópica). É que, em se tratando de causas naturais que contribuem para o aquecimento da Terra, considerou-se somente a radiação solar. O centro da Terra, com temperaturas altíssimas, que de vez em quando transborda através dos vulcões e mais frequentemente pelas fendas oceânicas, também não teria influência aquecimento natural terrestre, ainda que em escala muito reduzida?

Comment Form