Darwiniano

19 ago, 2009

Marina Silva, candidata a presidente

Posted by: Darwinista In: Política ambiental

Pelo menos é o que afirma Altino Machado, no Blog da Amazônia.

Não duvido das qualidades morais e do compromisso com a ética de Marina Silva. Ela parece mesmo ser um pouco acima da média dos políticos nacionais.

É um estandarte do conservacionismo, sendo respeitada em todo o mundo. Não foi escolhida como ministra do meio ambiente à toa. Mas quais são seus conhecimentos e habilidades nas áreas de administração pública, economia, gestão de saúde e transportes e segurança?

O Brasil não precisa de políticos “bonzinhos”. Precisa de bons políticos. E bons administradores. Tenho minhas dúvidas se Marina Silva é realmente capacitada para o cargo máximo.

Incomoda também a relação de Marina com grupos religiosos. Não há qualquer problema em um evangélico ou crente de qualquer credo ser político e tentar se eleger para cargos públicos. Todos os setores da sociedade podem e devem ser representados.

Mas no momento em que essa crença interfere na maneira como o Estado, que é laico, é gerido, isso passa a ser um problema de todos. E o Estado tem o dever de trabalhar pela preservação dos recursos naturais.

O fato de Marina Silva participar de eventos que apoiam o criacionismo e, ao mesmo tempo, carregar a bandeira do ambientalismo, é contraditório. Conservacionismo é Ciência. Fé e Ciência percorrem estradas distintas. Que Marina Silva saiba separar as coisas, se pretende alçar vôos mais altos.

26 Comentários to "Marina Silva, candidata a presidente"

1 | Pálido

agosto 19th, 2009 at 19:13

Avatar

Darw, concordo. Eu fiquei com cinquenta pés atrás depois que eu vi a Marina falando sobre o criacionismo. Eu não votaria nela.

2 | Dé

agosto 19th, 2009 at 21:36

Avatar

Concordo com tudo! Não tem nem graça!
Ainda estou muito ressabiada. Me parece pantomima anunciada… Espero que isso não acabe carregando tantos méritos PV abaixo.

3 | Darwinista

agosto 19th, 2009 at 22:42

Avatar

Pálido #1
Eu também não, mas não só pela questão religiosa. Não acho que ela esteja preparada pro cargo máximo.

4 | Darwinista

agosto 19th, 2009 at 22:45

Avatar

#2
Valeu pela visita e pelo comentário.
Acho que o PV é um dos grandes problemas dessa história. Em boa parte do Brasil, ele funciona apenas como legenda de aluguel. Se essa aventura da Marina servir pra solidificar o nome do partido, já terá um mérito.

5 | Nhé!

agosto 20th, 2009 at 8:16

Avatar

Ué, não diziam a mesma coisa sobre Lulla, que não sabia nada de administração, etc e tal?
Agora, esse papo da religião da mulher puder interferir no Estado, vc mesmo deu a resposta: o Estado é laico, oras… vai ser eleito um presidente ou Xá por essas bandas?
Acho que essas preocupações lançadas não procedem.

6 | confettia*

agosto 20th, 2009 at 9:16

Avatar

isso winis !
ela pode ser competente no ambientalismo mas nao a vejo dirigir um pais, com tudo que isso representa em termos de escolha, arbitrio e imparcialidade ! e o fato de ser evangelica constitui um impedimento de peso ! marina presidente, nao !!

7 | confettia*

agosto 20th, 2009 at 9:17

Avatar

salut winis ! seu blog nao ta aceitando meus coments….:(((

8 | Darwinista

agosto 20th, 2009 at 9:49

Avatar

confettia*
Resolvido! :-)

9 | Pablo Vilarnovo

agosto 20th, 2009 at 12:52

Avatar

Nhé!

Lula apenas confirma a tese que um goleiro competente é menos valorizado que um atacante sortodo.

Lula é um incopetente. Lula não tem capacidade nenhuma de ser o presidente do país. Nunca teve e nunca terá. Já deu milhares de provas disso.

Deve se perguntar se o país está um pouco melhor por causa do Lula ou apesar do Lula.

10 | Darwinista

agosto 20th, 2009 at 13:16

Avatar

Nhé! #5
Eu concordo com o Pablo. O Lula não sabe nada de administração, etc e tal. Ele é, sim, um político fantástico. Um líder, um aglutinador. É como o Felipão: um técnico fraco em termos táticos, mas um motivador como nenhum outro. E isso, a Marina não é.
O Estado é laico, e é exatamente por isso a minha preocupação. E se as motivações religiosas dela interferirem na administração? E se ela resolver dar uns “jeitinhos” pra acomodar sua filosofia?

11 | Darwinista

agosto 20th, 2009 at 13:18

Avatar

confettia* #6
Há que se ver inclusive se ela é mesmo competente na área ambiental. Afinal, o governo federal não deu muitas chances pra ela trabalhar como se deve.

12 | Nhé!

agosto 20th, 2009 at 14:19

Avatar

Então, Pablo e Darw, se o Lulla é um merda e mesmo assim o Brasil não acabou (e até melhorou, apesar dele!), poderia muito bem acontecer o mesmo com MS. (tô forçando a barra? pois é, o cenário é tão desolador que até tenho miragens…)

Já o caso dela dar um ‘jeitinho’, Darw, não procede. Apesar dos pesares, não tem como um presidente começar a implantar maluquices no país sem que uma gritaria seja notada (a nãos ser que fiquemos totalmente alienados – mais ainda! – mas aí, qual seria a dieferença mesmo?)

:)

13 | Nhé!

agosto 20th, 2009 at 14:20

Avatar

Bom, acho que vou me obrigar a entender um pouco mais de futebol. Pô, que coisa eu não ter nenhuma metáfora futebolística!

14 | Luiz

agosto 20th, 2009 at 14:39

Avatar

Tenho posições diferentes sobre a CANDIDATA Marina e sobre uma possível PRESIDENTE Marina.

Acho que a simples existência da candidatura dela é uma boa. Quebra um pouco da polarização PT-PSDB, até porque ela incentiva outras candidaturas. E ela vai trazer temas novos para o debate, como o ambiental, do qual nenhum dos outros candidatos gosta sequer de falar.

Uma hipotética Presidente Marina teria muito mais problemas do que o Lula teve para montar o governo, e além disso precisaria esclarecer sua posção sobre os temas que vocês levantaram acima e vários outros (estado laico, PV de aluguel, etc.)

15 | Pablo Vilarnovo

agosto 20th, 2009 at 15:21

Avatar

Nhé! – Não acabou mas em compensação temos a honrosa posição de pais que apenas cresceu mais que o Haiti. Lula, sentado em sua votação e apoio popular, tinha total condição de promover diversas reformas. Mas preferiu surfar a onda do crescimento mundial. Preferiu tirar férias e manter sua condição de palanqueiro invetarado. Lula nunca desceu do palanque. Que é o que ele gosta e sabe fazer.

Na minha opinião um presidente bom é aquele que pega o que havia de bom no governo passado, mantém e avança com outras medidas.

Lula manteve o que havia de bom no passado. E chega. Cansou. Voltou ao palanque.

16 | Nhé!

agosto 20th, 2009 at 16:28

Avatar

Pablo concordo, mas, já me convenci que pelo fato de não termos andado para trás já é um fato ‘nuncantesdahistóriadessepaís’…

17 | Marcos Diniz Ribeiro

agosto 21st, 2009 at 12:19

Avatar

Darwiniano,

após suas pesquisas, você consegue me dizer por que foi criado o Instituto Chico Mendes, se já havia um com atuação igual ou próxima – o IBAMA?

Eu fiquei com a impressão de que a ex-ministra não conseguiu lidar direito com a burocracia do IBAMA, e resolveu criar um instituto próprio. Espero estar enganado.

18 | Darwinista

agosto 21st, 2009 at 13:01

Avatar

Marcos #17
O ICMBio foi criado pra tirar do IBAMA a responsabilidade da administração das Unidades de Conservação. Como o IBAMA tem uma infinidade de responsabilidades, isso permitiria um maior cuidado com as UCs.

Há muita discussão que pode ser feita em relação a essa decisão. Mas independentemente de qual órgão responde pelas UCs, o processo de escolha dos administradores deveria ser revisto o quanto antes.

19 | Pablo Vilarnovo

agosto 21st, 2009 at 16:01

Avatar

Nhé – Desculpa, não quero parecer tucano. Mas o país melhora desde o Plano Real. Ou não?

20 | Jorge

agosto 21st, 2009 at 16:52

Avatar

uma criacionista na presidência pode realmente colocar abaixo o ensino laico, tradição brasileira desde a República. Ela precisa deixar claro que não promoverá nenhuma alteração nessa área. Na saúde os religiosos também são um risco.

o presidente Lula fez um ótimo governo. Eu particularmente destaco o aumento real do salário mínimo em cerca de 50% e a recuperação e ampliação da rede federal de ensino superior. Por fim há o bolsa família, reconhecido internacionalmente e a política externa independente.

21 | nada será como antes

agosto 21st, 2009 at 19:19

Avatar

Darwinista,

Que susto!

Acabei de escrever novo post em meu blog, depois de meses de abstinência e, ao chegar aqui, deparo com o mesmo assunto de meu texto, a senadora-candidata a complicadora da sucessão.
Meu blog trata das mesmas questões e, acredito, pode ser complementar a este ótimo texto que você produziu.

Saudações.

22 | Darwinista

agosto 21st, 2009 at 22:08

Avatar

Jorge #20
Na área ambiental, acho que o governo Lula deixa muito a desejar…

23 | Darwinista

agosto 21st, 2009 at 22:10

Avatar

nada será #21
Ótima notícia você reativar o blog. Já li seu post, e comentarei por lá.
Abraço!

24 | Darwiniano » Blog Archive » Marina Silva e o criacionismo

agosto 24th, 2009 at 13:41

Avatar

[...] post Marina Silva, candidata a presidente, fiz considerações sobre as crenças da ex-ministra, mais especificamente em relação à sua [...]

25 | manoel castro neves

setembro 20th, 2009 at 10:11

Avatar

Existe um envolvimento dos ambientalistas, todos colaboradores da ex-ministra Marina da Silva, com os extrangeiros que tem interesse na nossa biodiversidade, principalmente na AMAZONIA. Eles são soldadinhos da CONSERVATION INTERNATIONAL e outras milhares de ONGS que estão infiltradas no nosso país. A Ex Ministra Marina da Silva se empolgou com as condecorações que recebeu lá fora e alguem deve ter dito lá fora, “senadora entra que agente te apóia”. Em síntese, promover essa loucura da candidatura Marina da Silva é estimular a venda de todo nosso território verde para os estrangeiros, que não aceitam interferencias nas atroicidades ambientais que eles cometem lá, mas interferem nos problemas do nosso país. A ex-ministra permitiu, deu a licença para eles poluirem lá e preservarem aqui, ou seja eles podem poluir lá e criar resex, parques e etc, aqui. Ninguem sabe onde vai dar isso, porque socialmente agente não conhece os impactos, porque é devidamente escondido pelos ecoterroristas amigos da minsitra. Ela criou essa máfia. Leiam a MAFIA VERDE, livro que está cirulando ai para todos, leiam. Quem já ouviu falar em crédito de carbono, traduzam isso e vejam se não é LICENÇA PARA POLUIR e compensar, a compensação é o BRASIL a terra dos indios. MARINA DA SILVA mentiu sobre o desmatamento da AMAZONIA, os dados distribuidos para o mundo eram falsos, qual foi realmente o mérito dela no exercicio de seu mandato como ministra, antes de responder por favor leiam a MAFIA VERDE……..obrigado

26 | adam

março 9th, 2010 at 11:43

Avatar

estou começãodo a estudar sobre mariana, acho que parece mesmo despreparada, porem descordo dos motivos do escritor do artigo, estudei um pouco de criacionismo, da teoria da evoluçãos e tudo mais e descordo que a fé e a ciencia andem por caminhos destintos, o criacionismo é repleto de um ciencia bem convincente, e sim , tem algumas falhas como a teoria da evolução tem varias que não ve quem não que.
mas enfim, talvez ainda não seja a ora de Mariana assumir um cargo de tanta responssabilidade , mas acredito que é uma boa candidata para o futuro.

Comment Form