Darwiniano

25 jun, 2009

Comer menos, viver mais

Posted by: Darwinista In: Qualidade de vida

Seres humanos são cheios de sonhos. Viver mais e ser magro certamente são dois dos mais populares. Se você compartilha desses sonhos, talvez eu tenha boas notícias.

Não é de hoje que pesquisadores tem demonstrando uma forte ligação entre uma dieta pouco calórica e uma maior expectativa de vida. Camundongos, peixes e até leveduras já passaram por experimentos que indicaram essa tendência.

E agora, mais uma pista pra elucidar esse mecanismo surgiu, a partir de pesquisas com um dos popstars dos laboratórios mundo afora, o nematódeo C. elegans (clique aqui para ver uma foto do verme).

O estudo, publicado online na Nature, no dia 24 desse mês, descreve a ação de duas enzimas desse verme que atuam no controle da ingestão alimentar. A atividade dessas moléculas diminui a quantidade de alimento que o C. elegans ingere, mas também estão fortemente relacionadas com a quantidade de dias que o animalzinho vive.

Já se sabia que alterações no gene responsável pela produção de uma das enzimas, o wwp-1, provocavam uma redução na quantidade de dias que o verme vivia. O artigo, produzido por uma equipe do The Salk Institute for Biological Studies na California, mostrou que uma outra enzima, a UBC-18, atua em conjunto com a WWP-1 na regulação da ingestão alimentar. Ou seja, quando as duas enzimas estão presentes, o C. elegans come menos e vive mais.

O interessante é que esse caminho metabólico também existe em humanos. É evidente que muitas pesquisas ainda precisam ser feitas pra confirmar a validade do achado pra nossa espécie, mas tudo indica que se fecharmos um pouco a boca, podemos ganhar uns bons meses de vida.

Mas quem, como eu, tem dificuldades em controlar o ímpeto de avançar sobre uma torta de morango ou uma travessa de berinjela à parmegiana, não precisa desanimar. Já se especula que essas pesquisas possam levar à produção de substâncias que enganem esse mecanismo regulatório. Assim, poderíamos evitar as dietas de modelos de passarela e ainda assim conquistar os benefícios de longevidade que essa via metabólica oferece. Saúde!

(Para ler o resumo do artigo, clique aqui.)

25 Comentários to "Comer menos, viver mais"

1 | Adriana

junho 26th, 2009 at 1:12

Avatar

Olá, Darwinista!
me diga qual a dieta dos povos mais longevos, please!
só arroz ou vinho e azeite?
tai chi ou café? rs

se não, aguardemos a enzima sintética na farmácia…
abraço,
A.

PS: valeu a visita. :)

2 | Colafina

junho 26th, 2009 at 2:02

Avatar

1…
2…
(Esse troço tá demorando… )
3…
4…
(Ca-paz que eu tô ansioso. Imagina!)
5…
(Mas cadê o remedinho?)
6…
7…
(Putz! Até chegar, venceu o meu prazo…)
8…
9…

+

3 | confettia*

junho 26th, 2009 at 5:28

Avatar

pratico jejum radical algumas vezes ! é euforizante e potencializa a energia fisica ! é viciante tbm….

( winis, nao vai ter post homenagem a michael jackson? :( ((

4 | Nhé!

junho 26th, 2009 at 8:55

Avatar

Caraca, eu tb sou louca por berinjela à parmegiana (e todas as outras variedades do legume) e torta de morango (e tudo mais relacionado à frutinha)!!!

=-)))

Mas… sei não. Eu como o dia todo e sou magra. Deve ter mais coisa nessa história.

5 | Tatiana

junho 26th, 2009 at 11:12

Avatar

Darw,
Eu tenho visitado alguns blogs nos quais quando a gente deixa um comentário, é possível marcar numa caixinha logo abaixo a opção de receber notificações via email das respostas ao seu comentário.
Vc sabe como isso funciona? Fica a sugestão para, caso seja possível, implementar o sistema aqui tb.
Beijo,
Tati

6 | Darwinista

junho 26th, 2009 at 12:15

Avatar

Adriana #1
Os povos do mediterrâneo são notórios longevos. Muita gente associa isso com o consumo de azeite, frutos do mar e vinho. Eu já acho que é impossível que alguém que more de frente pro mediterrâneo e viva tomando vinho e comendo peixe possa ter motivos pra morrer cedo. Logo, a melhor estratégia é mesmo mudar pra lá!
Abraço, e valeu por suas visitas também.

7 | Darwinista

junho 26th, 2009 at 12:17

Avatar

Colafina #2
Rapaz, controla essa ansiedade senão seu coração não aguenta esperar o lançamento do remédio!

8 | Darwinista

junho 26th, 2009 at 12:18

Avatar

confa #3
Eu adoraria conseguir jejuar, mas é darwinisticamente impossível…
E quanto ao MJ… ele realmente era um caso pra Ciência, mas acho que homenagens por aqui ficariam meio deslocadas… ;-)

9 | Darwinista

junho 26th, 2009 at 12:19

Avatar

Nhé! #4
Pelo jeito seu metabolismo é mais acelerado que a média. Maior inveja…

10 | Darwinista

junho 26th, 2009 at 12:21

Avatar

Tati #5
Eu já programei o Wordpress pra que os comentários pudessem aceitar respostas, como acontece no Ágora do Ricardo Cabral. Mas, por algum motivo, ele não habilita o recurso.
Vou conversar com o Monsores pra ver o que é possível ser feito.
Beijo.

11 | Ricardo Cabral

junho 26th, 2009 at 18:03

Avatar

Fiquei lembrando da pesquisa com o cavalo do inglês. Parece que o inglês foi acostumando o seu cavalo a cada dia comer menos, mas quando ele já estava quase sem comer acabou morrendo, estragando todo o experimento…
:-P

12 | Darwinista

junho 26th, 2009 at 21:43

Avatar

Ricardo #11
Vamos torcer pros testes com humanos não seguirem esse protocolo… hehehe

13 | Tatiana

junho 26th, 2009 at 23:26

Avatar

Ah, Darw!
Como que o Liverpool united (ou seja lá qual for o nome, rs) e o time do Corínthias de 1900 e guaraná com rolha cabem aqui e o MJ não?
Afinal, MJ acho que nem Freud, só mesmo quem sabe Darwin explica! rs
Beijo!

14 | Darwinista

junho 27th, 2009 at 11:26

Avatar

Tati #13
Não dá nem pra comparar o MJ com o coringão e o Liverpool né? hehe
Beijo

15 | Nat

junho 27th, 2009 at 14:18

Avatar

Po, é foda. Eu como pouquíssimo, comparado às pessoas normais, e não é por dieta não, é pq fico “cheia” rápido, e continuo gorda. Devo ter sérias disfunções nestes vermes aí que tenho dentro de mim hehehehe

16 | confettia*

junho 29th, 2009 at 6:12

Avatar

tem tudo a ver ” comer menos, viver mais”….o lance é “se alimentar” mais que “comer” ! o primeiro tem a ver com o instinto de sobrevivencia, o segundo com o prazer gustativo ! claro que o ideal seria “se alimentar comendo” ou “comer se alimentando”….eur…do que estava falando mesmo ? rss*

nao sou gourmet….como pouco e escolho meu alimento…como disse, vez ou outra faço jejum ( ingerindo so chas ) que tem um efeito desintoxicante radical no corpo !

invejo a frugalidade do asiatico ( menos chineses, adeptos de muita fritura ) arroz, peixe e legumes pra mim, sao o luxo equilibrado da alimentaçao !

sai uma feijoada aê, por favor !

17 | Edu

junho 29th, 2009 at 12:12

Avatar

Cara, essa é uma notícia excelente!!! Eu sou biatleta, a parte mais difícil do meu treino é comer direito. Claro, ser biatleta também é uma tentativa de aumentar a minha própria expectativa de vida, agora, com um remedinho isso seria fabuloso!

Abraço

18 | Paulo Roberto Silva

junho 29th, 2009 at 12:26

Avatar

Darwin, off toppic: o seu blog é responsável pela maior parte dos leitores do meu. 30% dos meus leitores de junho vieram daqui. Obrigado.

19 | Anrafel

junho 29th, 2009 at 20:58

Avatar

Nós somos bombardeados diariamente por dietas e procedimentos milagrosos rumo à magreza e à longevidade. De tudo isso, filtramos o que o bom-senso aprendeu e aprovou. Caminhadas e corridas, esporte uma a duas vezes por semana e a presença de muito peixe, tomate, alho, azeite extra-virgem, por exemplo, na alimentação. Aí você fica em paz consigo mesmo e a cerveja, a caipirinha e a feijoada descem que é uma beleza.

20 | Darwinista

junho 29th, 2009 at 22:14

Avatar

Nat #15
Pô Nat, coitados dos vermes… Aliás, garanto pra você que desse aí da pesquisa você não tem nenhum. :-)

21 | Darwinista

junho 29th, 2009 at 22:16

Avatar

confettia* #16
Feijoada é meu vício de toda quarta, confa. Essa danada não colabora com minha longevidade…

22 | Darwinista

junho 29th, 2009 at 22:17

Avatar

Edu #17
Cuidado Edu, não duvido nada que um remédio desse tipo, caso venha a existir, seja considerado doping. :-)
Abraço!

23 | Darwinista

junho 29th, 2009 at 22:27

Avatar

Paulo #18
Grande notícia. Especialmente porque, apesar de, e ao mesmo tempo justamente por causa das divergências, enxergo uma parceria entre os dois blogs. Acho que ambos podem se ajudar muito.
Abraço!

24 | Darwinista

junho 29th, 2009 at 22:29

Avatar

Anrafel #19
Assino embaixo. Mas colocaria na receita um quadradinho de chocolate meio-amargo, pra dar uma adoçada.

25 | Silvia Yama

julho 4th, 2009 at 22:38

Avatar

Olha, essa qestão há muito já é difundida no meio científico. Eu mesma, consegui emagrecer os 25kg da minha gestação, comendo pouco e de três em três horas. Tem aquele lance de fazer suas mitocôndrias funcionarem e tals, não as deixando parar, por isso o fato de se comer pouquinho, com pouco tempo de intervalo.
A dieta mediterrânea prega justamente isso: Se vc for pensar, comer frutos do mar gasta muito rápido! Legumes, mais ainda!
Aí meu, c tem que comer de três em três mesmo! No way!
Senão c morre! E o pior, de desgosto! E fome!
Agora, a assossiação do azeite e vinho tb é tudo!
Agora, concordo que o fato de tomar vinho olhando para aquela paisagem, faz qualquer um viver mais! KKK!

Comment Form